Post

Relaxamento reduz a pressão arterial

Em um estudo publicado do Benson-Henry Institute de Massachusetts – EUA, relata que técnicas de relaxamento podem contribuir para o controle da redução da pressão arterial em pacientes que sofrem de hipertensão.

Mudanças no estilo de vida, controle de estresse, perda de peso e prática de atividades físicas são orientações médicas que na maioria das vezes não são seguidas ou dada a devida importância. Entretanto, evidências científicas já comprovaram que o estresse crônico, sozinho ou junto com o sedentarismo e alimentação inadequada,  leva ao desenvolvimento de doenças, como a ansiedade e depressão que são grandes fatores para o aparecimento de hipertensão arterial sistêmica.

No presente estudo, pacientes que sofriam de hipertensão arterial sistêmica foram submetido a 8 semanas de práticas de relaxamento e obtiveram uma queda da Pressão arterial Sistólica de 143 para 131mmHg.

Muitas vezes achamos que uma vida saudável é estar livre de doenças, mas a saúde e bem estar se resume em um equilíbrio entre: atividade física, o emocional, a espiritualidade e o hábito alimentar.

Porém a individualidade de cada paciente deve ser respeitada, os hábitos saudáveis devem ser complementares ao tratamento das doenças e a permanência do bem estar, e nunca devem ser alternativos ao tratamento medicamento instituído pelo médico. O equilíbrio entre a mudança do estilo de vida e o seguimento das orientações médicas atuam juntos para melhores resultados dos tratamentos de doenças crônicas e previnem o aparecimento de outras.

Fique sempre em dia com seu Cirurgião Vascular.

*Resumo do artigo “Práticas não ortodoxas auxiliam a medicina ortodoxa”. Folha Vascular – outubro 2018.
Dra Paula Casals
Cirurgia Vascular
CRM164079

Atendimento :

  • São Paulo, SP
  • Caraguatatuba, SP

www.drapaulacasals.com.br